sexta-feira, 24 de maio de 2013

As crônicas de Nárnia:O leão a feiticeira e o guarda-roupa




   Este livro conta a aventura de quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá enquanto brincam Lucia encontra, dentro de um guarda-roupa (o primeiro livro conta que ele foi construído de uma arvore que foi plantada com um fruto que veio de Nárnia[achei o máximo quando descobri]), que contem uma passagem que leva do  nosso mundo a Nárnia lá ela encontra com o simpático Sr.Tumnus, um Fauno.


   Os irmãos não acreditam nela ate que todos acabam se escondendo dentro do guarda roupa e descobrem que era tudo verdade.
   Nárnia está sendo castigado por um inverno estabelecido pela Branca. Lá eles ficam sabendo duma profecia narniana que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecer se tornarem reis de Nárnia em Cair Paravel (isso com a ajuda do leão Aslam), e assim o terrível inverno iria terminar.
   Porem Edmundo, tentado pelas promessas da Feiticeira Branca, acaba traindo os próprios irmãos, indo ao encontro dela e avisando-a de que seus irmãos estão em Nárnia e que estão a espera de Aslam.Enquanto os irmãos vão em busca de Aslam encontram o papai Noel (primeiro sinal de que o inverno iria acabar)que da a eles presentes: Pedro ganhou um escudo e uma espada,Susana um arco e uma trompa e Lúcia uma adaga e um vidrinho de diamante com um “suco”(capaz de curar qualquer machucado).


   E por fim acabam encontrando Aslam com a ajuda dos castores.
  Aslam se oferece em troca de Edmundo(a essa altura Edmundo já havia percebido que a feiticeira só queria se sair bem) para ser sacrificado na Mesa de Pedra, local onde os traidores são entregues à Feiticeira para sacrifício.


   Mas a morte não é capaz de vencer Aslam, que revive por ser inocente, conforme ordena a Magia Profunda de Antes da Aurora do Tempo. Aslam primeiramente vai libertar os narnianos que foram transformados em estátuas de pedra pela Feiticeira em seu castelo, e logo então vai ajudar Pedro na batalha, derrotando definitivamente a Feiticeira e seu exército.
   Com a vitória, os quatro irmãos são coroados reis e rainhas de Nárnia em Cair Paravel (local do castelo). Eles governam por muitos anos, iniciando a Época de Ouro. Pedro é coroado como o Grande Rei de Nárnia.


   O reinado deles acaba quando, em uma caçada, acabam por encontrar uma passagem no Ermo do Lampião (a mesma que eles usaram para entrar em Nárnia), que acaba os levando de volta ao nosso mundo. O Nárnia e no nosso mundo são diferentes, eles voltam com a mesma idade que tinham quando entraram no guarda-roupa (como ser tivessem ficado apenas horas lá e não anos). Eles contaram tudo ao professor que para surpresa deles compreendeu, porém mais ninguém ficou sabendo das aventuras.
   Esse livro virou filme e o livro é praticamente idêntico ao filme, o que me deixou muito feliz porque eu so dessas que acha que a maioria dos filmes acabam estragando os livros mas esse não foi o caso por ele ser um livro curto sofreu poucas adaptações.