segunda-feira, 27 de maio de 2013

As crônicas de Nárnia:O Cavalo e seu Menino



    Confesso que este livro foi o que eu menos gostei (sabe aquele livro que você lê mais não tem vontade, tipo quando o professor manda você ler algum livro de literatura brasileira que você lê mais não vai pra frente),foi também neste livro que percebi que era melhor ler pela ordem cronológica e não pela de publicação.
   Porem ele não deixa de ser legal, a história deste livro se passa na verdade no meio do livro o leão a feiticeira e o guarda–roupa, pois estão nele: Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo que na época eram reis e rainhas de Nárnia na época de ouro.
   O livro nos conta a história de Shasta, que vivia na Calormânia com um pescador que o havia encontrado em um barco quando era apenas bebê. Certo dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta para ser escravo. Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do Tarcaã na verdade é um cavalo falante de Nárnia que está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.
   Bri (cavalo) e Shasta decidem fugir durante a noite, e no meio do caminho acabam encontrando a tarcaína Aravis(não lembro bem, mas ela era uma princesa que não queria se casar com seu pretendente) montando também numa égua falante chamada Huin, também tentando fugir da Calormânia para Nárnia. 

  Mas no rumo para Nárnia precisam passar pela capital calormana (Tashbaan) eles bolam um plano que não ocorre como o esperado, pois, Shasta e confundido com um príncipe que veio ate ali com os reis de narni (mas ele consegue fugir com ajuda do verdadeiro príncipe)e Aravis encontra uma amiga que acaba ajudando ela a fugir(os meninos e os cavalos combinaram de que acontecesse o que acontecesse eles as encontrariam em um lugar). Aravis acaba descobrindo um terrível plano do príncipe dos calormanos de conquistar Arquelândia e depois invadir Nárnia, para consolidar os seus planos de se casar com a Rainha Susana da Nárnia.
   Mas Shasta e Aravis, com a ajuda dos cavalos de Nárnia, acabam por frustrar os planos de invasão. Shasta acaba conhecendo Aslam no meio de sua jornada para levar a notícia de perigo aos narnianos, e também vê como Aslam estava tão presente na sua vida mesmo sem percebê-lo. Eles vencem a batalha juntamente com os narnianos.
   Depois Shasta descobre que é filho do rei da Arquelândia(e irmão gêmeo do príncipe com o qual foi confundido) e que na verdade ele era o príncipe Cor, herdeiro do trono da Arquelândia.Os meninos e os cavalos ficam em Arquelândia/Nárnia onde vivem felizes para sempre(sempre quis dizer isso).